223 395 030 (chamada para a rede fixa nacional)    geral@srnorte.oet.pt
HomeMembrosAcções de FormaçãoFormação – Metodologia BIM Aplicada às Estruturas Metálicas e Mistas

Formação – Metodologia BIM Aplicada às Estruturas Metálicas e Mistas

A Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM) em parceria com o ISEPBIM estão a organizar a 1ª edição do curso “Metodologia BIM aplicada às estruturas metálicas e mistas”.

Com este curso pretende-se pela primeira vez integrar no plano formativo da CMM a metodologia BIM, perspetivando-se que esta formação avançada possa ser uma referência e contribua para o crescimento e aumento da competitividade das empresas e profissionais do setor da construção metálica.

O curso tem a duração total de 16 horas, repartidas por 2 dias consecutivos, e inclui 10 módulos individuais.

Objetivos Gerais:

Adquirir conhecimentos de uma metodologia de trabalho integrada e multidisciplinar, baseada na manipulação e gestão de informação centralizada num modelo virtual de um edifício, designada por Building Information Modeling (BIM), e a sua aplicação às estruturas metálicas e mistas.

Os formandos deverão ser capazes de implementar a metodologia BIM nos seus processos de trabalho, fazendo uso da tecnologia e procedimentos avançados aplicados à construção metálica e mista, e nas diversas fases do ciclo de vida de um edifício.

Objetivos Específicos:

Compreender as potencialidades do BIM.

Compreender o processo colaborativo em BIM da conceção à exploração.

Conhecer as tendências e tecnologias associadas ao BIM com aplicação à estrutura metálica.

Conhecer a normalização BIM e a globalização da adoção desta metodologia a nível mundial, percebendo as suas implicações para as estruturas metálicas e mistas.

Compreender como compatibilizar a estrutura metálica com as restantes especialidades de forma dinâmica e com base em modelos BIM.

Compreender como utilizar modelos paramétricos e informação geométrica e não geométrica para otimização estrutural e melhoria do fluxo de informação.

Compreender a estrutura do formato de ficheiro BIM não proprietário IFC e como se processa a interoperabilidade entre diferentes plataformas.

Conhecer procedimentos de preparação de estruturas metálicas com base em modelos BIM para aprovisionamento, corte automático e controlo de produção.

Compreender de que forma o modelo BIM pode ser utilizado in situ para apoio à construção e montagem.

Conhecer tecnologias avançadas de apoio à conceção e construção, suas vantagens e desvantagens e em que circunstâncias se torna vantajosa a sua aplicação.

Para mais informações carregue aqui

Partilhar com: