223 395 030 (chamada para a rede fixa nacional)    geral@srnorte.oet.pt
HomeMembrosInteresse GeralDia Nacional do Engenheiro Técnico – 2 de setembro 2024

Dia Nacional do Engenheiro Técnico – 2 de setembro 2024

A ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS,

comemora no próximo dia 2 de setembro mais um

DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO TÉCNICO.

Há já há algum tempo escrevi (tendo em conta a alteração legislativa que fundamentou na nova lei das Ordens Profissionais) que penso ser este, com efeito, um momento decisivo, no sentido de que todos e em conjunto, devemos deixar claro qual deve ser a orientação, as condições e as razões profissionais e académicas da existência da nossa Ordem.

Estamos bem e devemos continuar, como Engenheiros Técnicos, apesar de algumas lacunas na legislação e outros tantos obstáculos com que nos deparamos na nossa atividade profissional, nomeadamente o reconhecimento igualitário por parte de todos os órgãos da administração e até das entidades privadas, entre profissionais do mesmo ofício – isto é Engenheiros e Engenheiros Técnicos? Somos efetivamente tratados de forma igualitária, em todos as área da atividade profissional, nomeadamente, em concursos públicos ou privados, na investigação, etc:? Temos as mesmas condições de acesso a postos de chefia em igualdade de circunstâncias, em que apenas a competência prevaleça e não outras condições que não as relativas à “cor” do canudo ou dos “olhos que o veem ”? É condição necessária e suficiente o atual quadro de desenvolvimento das nossas competências, face aos ATOS DE ENGENHARIA que praticamos e para os quais estamos habilitados?

Ou então NÃO, apesar do muito e extraordinário que já foi feito, tudo isto necessita ainda mais, muito MAIS, de alterações e nomeadamente nas mentalidades, mas fundamentalmente nas posturas de certos “inteligentes da nossa praça” que continuam a diferenciar negativamente a nossa classe?

Apesar das recentes mudanças do atual quadro legislativo que regulam o funcionamento das Ordens em Portugal, continua-se a subverter e condicionar os atuais licenciados de 1º ciclo, não permitindo efetivamente o acesso ao exercício da profissão destes profissionais de engenharia?

Estas e outras questões fundamentais para o desenvolvimento da Engenharia Portuguesa, continuam a ter pertinência no atual quadro da engenharia em Portugal.

Assim, convido-vos a todas e a todos a participarem neste dia 2 de setembro a manifestarem a vossa mais sincera opinião, convicção e sensibilidade, das mais diferentes e variadas formas, sobre os temas aqui expostos ou outros que considerem pertinentes, e fazer-nos chegar à Secção, para debate futuro.

Como sabem aproximam-se novas eleições para os corpos sociais da ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS (OET) pelo que apelo a todas e a todos uma participação ativa, pois só desta forma poderemos continuar a demonstrar a união a força a competência e a modernidade desta classe que sendo tão jovem, já tem uma existência de mais de 170 anos.

O ORGULHO DE SER E SABER SER ENGENHEIRO TÉCNICO

Cartaz

Partilhar com: