Segurança alimentar em casa – Alimentos Seguros
A Segurança Alimentar é um fator importante de Saúde Pública, e falar sobre esta temática é despertar a consciência das pessoas, sensibilizá-las para o cuidado que devemos ter com a nossa alimentação.
Uma alimentação saudável não é necessariamente uma alimentação segura. Nos alimentos, o “risco 0” não existe, e só conseguimos fazer uma alimentação segura se formos consumidores conscientes e informados e se mudarmos o nosso comportamento perante os alimentos.
Os alimentos só são seguros se forem livres de bactérias, vírus, fungos, parasitas, corpos estranhos, substâncias químicas e alergénios.
Segundo a OMS, por ano, devido a doenças de origem alimentar, 600 000 de pessoas adoecem, cerca de 420 000 morrem e cerca de 40% das crianças com idade inferior a 5 anos são afetadas. Sabia que cerca de 40% das intoxicações alimentares acontecem em nossas casas por práticas incorretas de manipulação, preparação, confeção e acondicionamento dos alimentos? E que 90% das doenças de origem alimentar são provocadas por microrganismos e que alimentos contaminados são responsáveis por mais de 200 doenças?
Tendo em conta a situação atual de crise sanitária, a Secção Regional do Norte da OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, entendeu ser o momento oportuno para abordar este tema.
Inscreva-se antecipadamente para esta reunião:
https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZYoc–urzsvGdflTNZdV3vxNn7PorM_KJqP