Joomla gallery by joomlashine.com

Banners Promocionais

HomeMembrosAssuntos de InteresseDeclaração de Bolonha

Declaração de Bolonha

Declaração Conjunta dos Ministros Europeus da Educação acordada em Bolonha a 19 de Junho de 1999

Uma Europa de conhecimento é agora amplamente reconhecida como um factor insubstituível para o crescimento social e humano, e também como uma componente indispensável par consolidar e enriquecer a cidadania europeia, capaz de dar aos seus cidadãos as competências necessárias para enfrentar os desafios do novo milénio, em conjunto com uma consciência de valores conjunta e pertencendo a um espaço social e cultural comum.

A importância da educação e da cooperação educacional no desenvolvimento e fortalecimento de sociedades estáveis, pacificas e democráticas é reconhecida universalmente como relevante, ainda mais em relação à situação do Sudeste Europeu.

A declaração de Sorbone de 25 de Maio de 1998 que foi suportada por estas considerações salientou o papel essencial das universidades no desenvolvimento das dimensões culturais europeias. Enfatizou a criação da área europeia de ensino superior como um modo chave de promover a mobilidade e a empregabilidade dos cidadãos e o desenvolvimento global do continente.

Vários países europeus aceitaram o convite para se comprometerem a alcançar o conjunto de objectivos estabelecidos na declaração, assinando ou expressando o seu acordo de princípio. A direcção levada por várias reformas de ensino superior lançadas na Europa demonstrou a determinação de muitos governos para agir.

As instituições de ensino superior europeias, pela sua parte, aceitaram o desafio e assumiram um papel principal construindo a área europeia de ensino superior, também no seguimento dos princípios fundamentais estabelecidos na Magna Charta Universitatum de Bolonha, 1998. Isto é da mais elevada importância, dado que a independência e autonomia das Universidades asseguram que o ensino superior e os sistemas de pesquisa adaptam-se continuamente a necessidades variáveis, às necessidades da sociedade e aos avanços do conhecimento cientifico.

O caminho foi feito na direcção certa e com um objectivo bastante significativo. A concretização de maior compatibilidade e comparabilidade dos sistemas de ensino superior exige, não obstante, um impulso ininterrupto para ser realizada completamente. Precisamos apoiar isso através da promoção de medidas concretas para conseguir atingir objectivos palpáveis. Na reunião de 18 de Junho assistiu-se à participação de peritos e estudiosos de todos os países envolvidos que proporcionaram ideias muito úteis para as iniciativas a serem realizadas.

Especificamente temos que ter em conta o objectivo de aumentar a competitividade internacional do sistema europeu de ensino superior. A vitalidade e eficiência de qualquer civilização pode ser medida pela atracção que a sua cultura tem para outros países. Precisamos assegurar que o sistema de ensino superior europeu adquira mundialmente um grau de atracção igual ao das nossas extraordinárias tradições culturais e cientificas.

Enquanto afirmamos o nosso apoio aos princípios gerais colocados na declaração de Sorbone, empenhamo-nos em coordenar as nossa politicas para alcançar no curto prazo, e em todo o caso dentro da primeira década do terceiro milénio, os objectivos seguintes que consideramos ser de relevância primordial em ordem a estabelecer uma área europeia de ensino superior e promover o sistema europeu de ensino superior pelo mundo inteiro:

  • Adopção de um sistema degraus facilmente legíveis e compatíveis, também pela implementação do Suplemento de Diploma para promover a empregabilidade dos cidadãos europeus e a competitividade internacional do sistema de ensino superior europeu.
  • Adopção de um sistema essencialmente baseado em dois ciclos principais, estudos pré-graduados e graduados. O acesso ao ciclo requererá a conclusão bem sucedida do primeiro ciclo, que durará um mínimo de três anos. O grau atribuído depois do primeiro ciclo deverá ser pertinente para o mercado de trabalho europeu como um nível apropriado de qualificação. O segundo ciclo deverá conduzir aos graus de mestre e / ou doutorado à semelhança de muitos países europeus;
  • Estabelecimento de um sistema de créditos - como o sistema ECTS - como um meio apropriado para promover uma mobilidade de estudante mais abrangente. Os créditos também poderiam ser adquiridos em contextos de educação não superior incluindo a aprendizagem ao longo da vida, contando que estes sejam reconhecidos pelas respectivas universidades receptoras;
  • Promoção de mobilidade superando obstáculos para o exercício efectivo de movimento livre com atenção particular para:
    • para estudantes, acesso para estudar e oportunidades de estágio assim como a serviços relacionados;
    • Para os professores, investigadores e pessoal administrativo, reconhecimento e valorização de períodos gastos num contexto europeu, pesquisando, ensinando e treinando, sem prejudicar os direitos estatutários;
    • Promoção de cooperação europeia na avaliação da qualidade de ensino com vista a desenvolver critérios e metodologias compatíveis;
    • Promoção das necessárias dimensões europeias do ensino superior, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento de curricular, cooperação inter-institucional, esquemas de mobilidade e programas integrados de estudo, treino e pesquisa.

Nós, aqui e agora comprometemo-nos a atingir estes objectivos - dentro do enquadramento das nossas competências institucionais e completo respeito pela diversidade de culturas, idiomas, sistemas de ensino nacionais e de autonomia universitária - de forma a consolidar a área europeia de ensino superior. Para esse fim, procuraremos meios de cooperação inter-governamental, junto com os organismos não governamentais europeus com competência no ensino superior.
Esperamos novamente que as universidades respondam prontamente e positivamente e contribuam activamente para o sucesso da nossa saga.
Convencidos que o estabelecimento de área europeia de ensino superior requer apoio constante, supervisão e adaptação às necessidades em continua evolução, decidimos encontrar-nos novamente dentro de dois anos para avaliar o progresso alcançado e os novos passos a serem dados.

 

Contactos

ContactosContactos das várias secções e delegações da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

ler mais ...

Bolsa de Emprego

Docs / SupportAqui poderá verificar as últimas ofertas de emprego

ler mais ..

Revistas

Revistas da Secção Regional Norte Veja as várias edições da Revista "Tecnologia e Vida" da Secção Regional Norte

ler mais ...

Go to top