Joomla gallery by joomlashine.com

Banners Promocionais

HomeJornadas Técnicas OETJornadas Técnicas OET - ITED3 Cloud computing

Jornadas Técnicas OET - ITED3 Cloud computing

Computação em nuvem – Potencialidades, oportunidades, desafios e ameaças

O conceito de computação em nuvem (Cloud Computing) oferece um conjunto de potencialidades  e oportunidades que podem beneficiar desde utilizadores individuais, até grandes organizações, sejam elas públicas ou privadas, mas no entanto, também existem desafios e ameaças.

Contrariamente ao que por vezes as pressões do mercado tendem a fazer crer, Cloud Computing não é uma tecnologia mas sim um modelo para disponibilizar, a pedido, recursos computacionais com o mínimo esforço de gestão e interação entre o fornecedor desses recursos e os utilizadores.

Assim, numa organização, um processo de adoção do modelo Cloud,  seja  ele em Cloud privada, em Cloud pública ou em Cloud híbrida,  deve ser devidamente avaliado e ponderado para não conduzir a um revés, designadamente ao aumento de custos, contrariando algumas promessas.

Nesta comunicação serão apresentados os conceitos fundamentais do modelo de Cloud Computing, bem como colocadas  à discussão, questões essenciais que deverão ser tidas em conta antes de qualquer processo de migração para Cloud.

“Novos manuais ITED e ITUR: impacto na atividade dos projetistas”

Dez anos após a publicação da primeira edição do Manual ITED, a ANACOM publicou, no final de 2014, a terceira edição deste manual e a segunda edição do Manual ITUR que contêm as novas regras técnicas aplicadas ao projeto e instalação de Infraestruturas de telecomunicações. Esta atualização das normas técnicas introduz alterações relevantes para o exercício da atividade dos técnicos projetistas e instaladores de ITED e ITUR.

As novas regras técnicas serão acompanhadas de um novo referencial de formação, obrigatório para os projetistas e instaladores com efeitos de atualização de conhecimentos, garantindo a continuidade do exercício da atividade, no cumprimento do previsto na Lei nº 47/2013 de 10 de Julho que altera o Decreto-Lei 123/2009 de 21 de Maio.

Nesta comunicação pretende-se apresentar e discutir as principais alterações introduzidas pelo novo enquadramento normativo na área do projeto e instalação de infraestruturas de telecomunicações e as novas regras definidas quanto à formação obrigatória ITED e ITUR para Engenheiros e Engenheiros Técnicos.

 

Pesquisar:

Contactos

ContactosContactos das várias secções e delegações da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

ler mais ...

Bolsa de Emprego

Docs / SupportAqui poderá verificar as últimas ofertas de emprego

ler mais ..

Revistas

Revistas da Secção Regional Norte Veja as várias edições da Revista "Tecnologia e Vida" da Secção Regional Norte

ler mais ...

Go to top