223 395 030 (chamada para a rede fixa nacional)    geral@srnorte.oet.pt
HomeComunicados OETComunicado 2023-03-03 – O Fim do Estigma

Comunicado 2023-03-03 – O Fim do Estigma

A Ordem dos Engenheiros Técnicos congratula-se com a proposta aprovada na Assembleia da República que permite às Instituições de Ensino Superior Politécnico conceder o grau de Doutor e utilizar a designação de “Polytechnic University” (Universidade Politécnica), já a partir do próximo ano académico.

Na proposta aprovada, só poderão conferir o grau de doutor os estabelecimentos de ensino superior com recursos humanos e organizativos “necessários à realização de investigação“, com “experiência acumulada, sujeita a avaliação e concretizada numa produção científica e académica relevantes“.

Os Politécnicos, que têm demonstrado ao longo de quase 5 décadas a sua capacidade pedagógica, de inovação e de produção de conhecimento científico através da investigação aplicada, , vêm reconhecida a sua capacidade e autonomia e deixam de depender das Universidades para concederem o grau de Doutor aos seus alunos, podendo passar a fazê-lo autonomamente e sem subterfúgios.

Este é um passo decisivo para a afirmação de um sistema binário completo e não cerceado por imposições administrativas artificiais, as quais não encontram justificação plausível na terceira década do século XXI.

A Ordem dos Engenheiros Técnicos, que sempre defendeu que a competência deve estar acima dos privilégios, acredita que esta é uma medida que pode contribuir para o ansiado epílogo do estigma associado ao Ensino Superior Politécnico e, por acréscimo, à condição de Engenheiro Técnico.

Lisboa, 24 de fevereiro de 2023
O Conselho Diretivo Nacional