223 395 030 (chamada para a rede fixa nacional)    geral@srnorte.oet.pt
HomeMembrosEventosDia Nacional do Engenheiro Técnico – 2 de Setembro de 2021

Dia Nacional do Engenheiro Técnico – 2 de Setembro de 2021

Caro(a) colega,

A secção Regional do Norte da OET, vai comemorar no próximo dia 2 de setembro o DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO TÉCNICO, com a realização de uma videoconferência subordinada a tema;

OET- QUE FUTURO QUEREMOS PARA A NOSSA ORDEM?

Com efeito, penso que este é, um momento decisivo, no sentido de que todos e em conjunto, devemos deixar claro qual deve ser a orientação, as condições e as razões profissionais e académicas da existência da nossa Ordem.

É condição necessária e suficiente o atual quadro de desenvolvimento das nossas competências, face aos ATOS DE ENGENHARIA que praticamos e para os quais estamos habilitados?

Continua a haver discrepâncias significativas entre os Engenheiros Técnicos e os Engenheiros no atual quadro legislativo?

Está a OE a subverter e condicionar os atuais licenciados de 1º ciclo, não permitindo efetivamente o acesso ao exercício da profissão destes profissionais de engenharia?

Como analisas o comportamento da Ordem dos Engenheiros face à OET ao longo dos anos, nomeadamente, no que se refere ao constante bloqueio da nossa participação nos diferentes órgãos, nomeadamente o CNOP?

Há razões efetivas para a existência de duas ordens num país como o nosso?

Justifica-se a existência de duas classes profissionais de engenharia (engenheiros e engenheiros técnicos), face aos atos que cada classe profissional pratica hoje?

Será que podemos desde já pensar numa fusão entre as duas ordens, tal como muitos profissionais de engenharia preconizam (da OET e da OE)?

No âmbito desta fusão, ou outra alternativa possível, qual ou quais as condições necessárias e indispensáveis para que sejam dados os primeiros passos nesse sentido? Qual a denominação desta nova entidade?

Assim, proponho que todos façamos uma primeira reflexão, sobre este tema e outros que os colegas entendam debater, para o que junto links de acesso a alguns documentos que pretendem dar uma primeira informação sobre este tema.

“A guerra dos 40 anos” – Augusto Guedes

Ordens profissionais, entidades conservadoras ou transformadoras “ – Pedro Brás

“Os Engenheiros e as suas duas Ordens” – Joaquim Almeida

A OET abre diálogo para uma futura fusão com a OE – Joaquim Almeida

Assim, convido-vos a todas e a todos a participarem nesta videoconferência comemorativa do Dia Nacional do Engenheiro Técnico, a realizar-se no próximo dia 2 de setembro, pelas 18h00 e com uma duração prevista de 120 minutos, apelando ao vosso sentido de síntese para que todas e todos possamos expressar os nossos pontos de vista.

Para ter acesso à reunião deverá o colega inscrever-se antecipadamente em:

Inscrição Via ZOOM

O Presidente

António Augusto Sequeira Correia

Partilhar com: